UA-42600022-1 Scroll Top

Junte-se aos leitores do blog e receba atualizações, artigos e dicas de saúde.

Título

Saude da mulher

Tratamento para TPM – Livre-se Dessa Tensão!

TPM, a temida tensão pré-menstrual, é o nome dado a uma síndrome ou série de sintomas que se fazem notar no período que antecede a menstruação da mulher e logo desaparecem com ela. Os sintomas da TPM podem ser diversos, como dores de cabeça, [...]

TPM, a temida tensão pré-menstrual, é o nome dado a uma síndrome ou série de sintomas que se fazem notar no período que antecede a menstruação da mulher e logo desaparecem com ela.

Os sintomas da TPM podem ser diversos, como dores de cabeça, inchaço, distensão abdominal, dor nos seios, irritação, ansiedade, mudança de humor, sentimentos de angústia e depressão. A mulher deve ficar atenta, se esses sintomas persistirem mesmo após a menstruação, é necessário procurar um especialista já que esse quadro não se caracteriza mais como TPM.

E porque a TPM existe? A TPM está associada às mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher. Durante a fase pré-menstrual o organismo feminino sofre uma queda de progesterona, ao mesmo tempo ocorre uma elevação do estrogênio. Da mesma forma, as mudanças nos níveis de serotonina produzidos podem provocar as alterações de humor, quando seu nível está baixo, a mulher pode ficar deprimida, ansiosa e mal-humorada.

TPM tem tratamento?

Tratamento TPM

A TPM tem tratamento e seus sintomas podem ser reduzidos. Em primeiro lugar é preciso diagnosticar corretamente a tensão pré-menstrual, garantindo que a mulher não possui outro tipo de distúrbio. Cada organismo é único e os níveis hormonais da mulher variam diariamente, por esse motivo algumas mulheres apresentam os sintomas de TPM quinze dias antes da menstruação, enquanto outras apresentam os sintomas apenas um ou dois dias antes do período.

tratamento para TPM é focado principalmente no tratamento dos sintomas, reduzir a ingestão de sal, por exemplo, reduz consequentemente a retenção de líquidos e inchaços, da mesma forma, o consumo de alimentos que aumentam a diurese também ajudam a combater esse incômodo sintoma.

A prática de exercícios físicos também contribui positivamente para a qualidade de vida da mulher que sofre de TPM, os exercícios eliminam a tensão e ajudam a controlar a ansiedade. Dores de cabeça podem ser combatidas com medicamentos específicos, uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis também evitam a cefaleia.

Quando a mulher é vítima de uma TPM muito forte, o médico pode lançar mão de um tratamento mais específico com medicamentos apropriados que buscam aumentar a qualidade de vida da paciente, eliminando parte do desconforto físico e emocional desse período.

Fique Atualizado!

Junte-se aos leitores do blog e receba atualizações, artigos e dicas de saúde.

Título

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: